O Deus de quem?

"...os comandantes do exército do rei da Assíria ... prenderam Manassés, colocaram-lhe um gancho no nariz e algemas de bronze, e o levaram para a Babilônia. Em sua angústia, ele buscou o favor do Senhor, o seu Deus..."


Você achou algo estranho no texto? Não? Ele está falando sobre Manassés, rei de Judá. Mas qual a estranheza do Rei de Judá clamar pelo Deus de Judá? Vou lhe dizer.


Manassés construiu um ídolo e o colocou no Templo do Senhor, fez edificações às estrelas dos céus nos átrios do Templo, levantou altares aos baalins, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro, praticava feitiçaria e consultava médiuns e espíritas. Chegou até a sacrificar seus próprios filhos aos deuses. Todas essas eram práticas abomináveis ao Senhor.


O rei deixou muito claro que Judá não era mais lugar para o Senhor. Ele não era mais seu Deus, nem Deus de todo o povo. Manassés não queria nada com Deus.


Mas aí foi destronado pela Assíria, levado como cativo e humilhado. Lá lembrou-se do Senhor e clamou ao "seu Deus".


O Deus de quem??? Seus deuses não eram as estrelas dos céus? Ou os deuses dos baalins? Por que não pediu ajuda aos mortos? Por que o Senhor o ajudaria?


A resposta é que o Senhor o ajudaria pois é grande em misericórdia. E Ele ouviu a oração do rei, restituindo-o a sua posição de rei.


Esta história está em 2 Crônicas 33, e nos ensina uma grande verdade que gosto de expor assim: Não importa quão ruim você seja, Israel já foi pior, e o Senhor os perdoou.


O que você fez? Matou alguém? Dormiu com todas as mulheres ou homens da rua? Adquiriu alguma doença? Ou abandonastes seu filho ou seus pais? Não importa. Não existe pecado que seja grande demais para que Deus não perdoe. Deus pode lhe perdoar, basta você fazer como Manassés:


2 Cr 33:12-13 Em sua angústia, ele buscou o favor do Senhor, o seu Deus, e humilhou-se muito diante do Deus dos seus antepassados. (13) Quando ele orou, o Senhor o ouviu e atendeu o seu pedido; de forma que o trouxe de volta a Jerusalém e a seu reino. E assim Manassés reconheceu que o Senhor é Deus.

4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

O diabo é o cão

Antes de tudo quero esclarecer que não gosto de dar audiência ao Inimigo. Não suporto a divisão comumente feita de que quando somos santos Deus fica feliz, e quando pecamos Satanás fica feliz. Longe d

Não na minha geração!

"Você lembra que eu disse para você não fazer mais isso? (Sim) E você lembra que eu disse que se você fizesse isso novamente seria disciplinado? (Sim) E você fez de novo não foi? (sim, mas...) Sim ou

© Copyright - Associação Evangélica Fonte de Luz no Brasil - 2017-19