O diabo é o cão

Antes de tudo quero esclarecer que não gosto de dar audiência ao Inimigo. Não suporto a divisão comumente feita de que quando somos santos Deus fica feliz, e quando pecamos Satanás fica feliz. Longe de mim. Pra mim tudo começa e termina em Deus, seja em agrado ou em tristezas. Ele, sim, é o foco total de minha vida. Mas não podemos esquecer que temos um adversário, e nesta história veremos quão terrível ele pode ser pelo mero prazer de ver uma pessoa pecar contra Deus.

Nosso personagem de hoje tem um dos nomes mais curtos que já vi. Seu nome é de apenas meia letra. Como assim, meia letra? A mãe dele pegou a letra Jota, tirou o 'ta' e chamou o filho de Jó. Rsrsrs


Como diz em Jó 1, homem íntegro, temente a Deus, e por comum consequência, muito bem sucedido financeiramente e familiarmente.


Seus filhos mesmo depois de casados continuavam se reunindo de tempos em tempos. E não esqueciam nem de suas irmãs, o que não seria estranho já que naquela cultura uma mulher ao se casar praticamente era desvinculada de sua família e ligada à família do marido. Apesar disso, eram convidadas por seus irmãos. Esse tipo de relacionamento entre irmãos não surge por acaso, é preciso muita labuta na criação deles.


Seus negócios se baseavam na criação de animais. Bois, jumentas, ovelhas e camelos. Jumentas e Bois aparentavam serem usados para consumo e transporte, enquanto as ovelhas e camelos eram seu comércio.


Certo dia Satanás, com a permissão de Deus (óbvio), resolveu colocar a prova a fidelidade de Jó. Ele analisou toda a casa de Jó, seus servos e suas posses. Analisou os povos ao redor e os limites da permissão dada por Deus e colocou seu plano em vigor.


Primeiro ele enviou o povo Sabeu a atacar o que Jó tinha em menor quantidade. Suas jumentas e bois eram somente 500 de cada. Um baque pequeno, que mudaria apenas a logística de alimentação e transporte da casa. Também matou a todos os servos, deixando apenas um, escolhido a dedo, para contar a notícia. Satanás já sabia exatamente quanto tempo este levaria para chegar até Jó.


Enquanto aquele corria para contar a notícia a Jó, veio um fogo do céu e consumiu a todas as ovelhas de Jó e seus servos. Este era o animal que ele possuía em maior quantidade, mas eram menos raros que os camelos, por possuírem uma gestação quase 3x mais rápida que estes. Apenas um servo escapou, aquele que Satanás sabia que chegaria quase junto do primeiro servo para dar a notícia.


Ao mesmo tempo os Caldeus atacaram por outro lado e levaram o que restou da criação de Jó, os camelos. Mataram todos os servos e deixaram apenas um. Justo aquele que correndo para dar a notícia chegaria logo atrás do segundo servo.


E por fim, simultaneamente, um vento forte veio do deserto e derrubou a casa do primogênito de Jó, onde ele e todos seus irmãos festejavam. Todos os servos que estavam lá morreram também, menos um, que foi dar a notícia a Jó.


Se este ultimo servo fosse o primeiro a chegar causaria uma dor tremenda em Jó, mas isto faria com que todas as outras perdas se tornassem insignificantes. Contudo, para que Jó sofresse perda após perda os servos foram chegando na ordem citada.


O relato é de que um ainda nem tinha acabado de falar quando outro chegava. Cada servo trazia uma notícia ruim, sem imaginar que Jó já estava a receber outra, ou que ainda receberia mais.


Por um momento se coloque no lugar de Jó. Quais as chances de tudo isso ser uma grande coincidência? Desde quando fogo cai do céu por acaso? Desde quando um vento vem do deserto tão forte que abala os quatro cantos da casa e faz tudo vim abaixo? "Isso com certeza só podia ser ação de Deus", com certeza foi este o pensamento de Jó. Tamanha era a certeza de que toda essa ação vinha de Deus que Jó exclamou: O Senhor deu, o Senhor o tomou.


Este é nosso adversário caro leitor. O diabo é o cão. Sem dó nem piedade causa perdas e mortes. Calcula sofrimentos e camufla suas ações. Teve a audácia de tentar até ao nosso Senhor Jesus Cristo o que ele não fará conosco?


Mas esse não é um devocional para lhe amedrontar, mas para lhe orientar, e deixe-me lhe animar. Jó resistiu ao impulso de se rebelar contra Deus e você também pode. Ah, e Satanás só fez o que Deus deixou, ele é só mais um ser criado submisso à autoridade do Criador.


Mais uma vez a palavra de Deus se cumpre:


Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; (1Co 10:13a)

Jó suportou, e você também irá caso se apegues a Deus.


9 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Não na minha geração!

"Você lembra que eu disse para você não fazer mais isso? (Sim) E você lembra que eu disse que se você fizesse isso novamente seria disciplinado? (Sim) E você fez de novo não foi? (sim, mas...) Sim ou

O Deus de quem?

"...os comandantes do exército do rei da Assíria ... prenderam Manassés, colocaram-lhe um gancho no nariz e algemas de bronze, e o levaram para a Babilônia. Em sua angústia, ele buscou o favor do Senh

© Copyright - Associação Evangélica Fonte de Luz no Brasil - 2017-19